Menu

A Rádio


A Web Rádio Raízes de Umbanda nasceu em 28/02/2010, com o propósito de mostrar, principalmente através da arte musical, as influências diretas e indiretas, que a Umbanda recebe e fornece, seja com relação a outras manifestações religiosas, bem como, com outras culturas, regionais (nacionais) e até mesmo de outros países. 

A Umbanda, anunciada em 15/11/1908 através da manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas através do médium Zélio Fernandino de Morais, é uma religião que tem uma base cristã, com fundamentos e rituais próprios. Porém, pelo seu caráter universalista, sincrético e miscigenado, tal como o povo brasileiro, incorporou em sua forma de trabalhar, características e ritos de outras religiões, especialmente do espiritismo de Kardec, do catolicismo, dos cultos afros e indígenas e dos cultos orientais. 

Desta forma, você poderá ouvir em nossa programação: pontos cantados de Umbanda, pontos cantados dos cultos de origem africana, músicas populares de influência religiosa, cânticos de capoeira, músicas regionais e folclóricas, música de orientação kardecista, músicas new age e para meditação, preces diversas, mensagens espirituais e de auto-ajuda. 

Além disso, você acha em nossa página: notícias, destaques de eventos, sites parceiros, anúncios de empresas voltadas à nossa comunidade, enquete, espaço do ouvinte, mural de recados, pedido de preces, vídeos e muito mais. 

"Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade": Caboclo das Sete Encruzilhadas

Agradecemos sua audiência. 

Rádio Raízes de Umbanda

Sandro Mattos - Criador / Administrador

Notícias

A Umbanda perde a voz de Luci Rosa

14 AGO 2019
14 de Agosto de 2019
A manhã desta quarta-feira, dia 14 de agosto de 2019, amanheceu mais triste. A Umbanda paulistana acordou com a triste notícia do falecimento de Mãe Luci Rosa, uma das vozes mais potentes da música de terreiro, tanto que era conhecida, carinho...
Leia mais

Anitta sai em defesa de Xanddy em outro caso de intolerância religiosa 

13 AGO 2019
13 de Agosto de 2019
Adepta do candomblé, a cantora Anitta se posicionou na polêmica da suposta intolerância religosa cometida por Xanddy, do Harmonia do Samba. Recentemente, a atriz Luana Xavier, neta de Chica Xavier, criticou o pagodeiro por ter, supostamente, su...
Leia mais

Simone e Simária baixam o microfone para não cantar "Iemanjá" em música ao vivo

13 AGO 2019
13 de Agosto de 2019
Em uma apresentação no programa Música Boa Ao Vivo, do Multishow, a dupla Simone e Simaria abaixou o microfone em um trecho da música Quero Ser Feliz Também, da banda Natiruts, que citava a palavra Iemanjá. As sertanejas, que são evangélic...
Leia mais

A Umbanda chora: morre Pai Milton Aguirre, presidente do Soubra

29 JUL 2019
29 de Julho de 2019
É com muita tristeza que comunicamos a passagem de um guerreiro ao plano espiritual: Pai Milton Aguirre, presidente do Soubra - Superior Órgão de Umbanda do Brasil. O velório começa hoje as 22h e o enterro amanhã às 10h no Cemitério Vale d...
Leia mais

Rádio Raízes de Umbanda é agraciada com o Prêmio Nilton Fernandes

16 JUL 2019
16 de Julho de 2019
No último sábado, dia 13 de julho de 2017, aconteceu a 3ª edição do "Prêmio Nilton Fernandes", coordenado pela Escola de Curimba e Arte Umbandista Nilton Fernandes de Aruanda. Tivemos premiações para curimbas e mídias e para nossa alegria...
Leia mais

Festa de Oxóssi e 38º Aniversário da APEU

03 JAN 2019
03 de Janeiro de 2019
Leia mais

Candomblé da Bahia perde Mãe Stella de Oxóssi

28 DEZ 2018
28 de Dezembro de 2018
Uma das mais importantes representantes do candomblé no Brasil, a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi morreu aos 93 anos nesta quinta-feira (27), em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Nas redes sociais, políticos e artistas lamentaram o...
Leia mais

Sandro Mattos

Gestor e Educador Financeiro, com formação em Ciências Biológicas e MBA em Administração Financeira e Banking, o umbandista Sandro Mattos é Ogã Alabê da APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba, autor da primeira obra literária a tratar sobre a função dos Ogãs na Umbanda: "O Livro Básico dos Ogãs", publicado pela Ícone Editora em 2005 e que está na sua 2ª edição.

Participa de diversos eventos. Em festivais, foi campeão com a Curimba da APEU no 1º Festival da UDU/Aldeia de Caboclos em 2009, com a Cantiga "Adorei as Almas" de Sidney Mattos (seu irmão),  Campeão do 1º Festival Filhos do Axé em 2010 com a cantiga "Saudação ao Caboclo Boiadeiro da Jurema e seus falangeiros", melhor curimbeiro no Atabaque de Ouro de 2010 e 4º Lugar Geral no Atabaque de Ouro 2010. Hoje participa como convidado, ora se apresentando ou atuando como jurado em festivais de curimba.

É palestrante e orientador dos cursos: "Cânticos de Umbanda" e "Formação Básicas de Ogãs" ministrados gratuitamente na APEU.

Além de pontos umbandistas, gravou também um CD com cantigas de capoeira de sua autoria e de outros compositores e intérpretes que participavam do Grupo Meninos de Maré, comandado na época pelo ainda Professor (hoje Mestre) Tiãozinho.

Na TV Saravá Umbanda foi apresentador do programa "Cantando com os Orixás".

Em fevereiro de 2010 criou a Web Rádio Raízes de Umbanda visando levar a cultura afro-umbandista para todos os cantos do mundo através da internet, o que rendeu lhe alguns prêmios por este trabalho, como o Oscar da Umbanda, Prêmio Baluartes da Umbanda, Prêmio Jovens do Axé, Troféu Sete Ministros da Curimba, entre outros.

Pai Silvio Mattos

Comerciante, aposentado, Pai Silvio é umbandista há 55 anos. Sacerdote e Presidente-fundador da APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba, instituição que em 17/01/2017 completará 36 anos de existência.

É locutor formado pela Rádio Oficina de SP. Como radialista atuou nas Rádios Locução FM e Skema FM, onde apresentou programas populares com um grande índice de audiência.

Autor de obras umbandistas: "O Arraial dos Penitentes" (Editora Cristális), "A Trajetória de Um Guardião Viking" (Madras Editora) e "Casos Reais Acontecidos na Umbanda" (Editora Portais de Libertação).

Palestrante, é também orientador dos cursos ministrados gratuitamente na APEU: Iniciação e Aperfeiçoamento Mediúnico e Básico de Umbanda nos módulos 1, 2 e 3.

É comendador condecorado pela OEAB - Ordem das Entidades Afro-Brasileiras e também pela FEUCUCANB. 

Possui diversos prêmios pelo seu destaque na comunidade umbandista, tanto como lider religioso, como pelos seus trabalhos como escritor.

Na TV Saravá Umbanda foi apresentador do programa "Mediunidade e Umbanda" e na TV Guardiões da Luz, apresentador do programa "Seara de Umbanda".




Tenha também o seu site. É grátis!